Fechar X

Peça uma Cotação de Seguros, sem compromisso. Dessa forma, nossa equipe entrará em contato para entender melhor sua necessidade e te ajudar!

Fale agora com um dos nossos
consultores no WhatsApp®.

Faça já sua Cotação

Fale agora com um dos nossos
consultores no WhatsApp®.

Previdência – qual a importância de se ter uma?

28.outubro.2022em

Dicas de Seguro

Você já pensou na importância de se ter uma previdência? Pensar nesse assunto é muito mais do que pensar em aposentadoria, é planejar o seu futuro financeiro e de toda a sua família.

 

Apesar da previdência social, promovida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ser o modelo mais conhecido pelos brasileiros, ela não é a única opção para quem deseja planejar seu futuro financeiramente.

Com a reforma da previdência social em curso, é ainda mais importante estar preparado e buscar alternativas para complementar sua renda e manter o padrão de vida desejado.

Uma boa opção são os planos de previdência privada. E no conteúdo de hoje nós vamos falar sobre o assunto, acompanhe.

 

O que é previdência privada

A previdência privada é um fundo de investimentos a longo prazo, que pode garantir uma renda extra ao aposentado, e pode ser usada como forma de guardar dinheiro para projetos futuros.

De acordo com a política de investimentos de cada fundo, o investidor pode fazer suas contribuições ao plano de forma única ou periódica – sendo esta opção a mais usada no mercado.

 

Quais os tipos de previdência privada

Existem dois tipos de planos: os fechados, que são oferecidos pelas empresas a seus funcionários e os abertos, feitos através dos bancos, seguradoras ou corretoras e é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão do Governo responsável pela vistoria dos seguros.

 

No plano aberto, é preciso escolher entre modalidade, tipo de tributação e fundo. As duas modalidades existentes em um plano de previdência são PGBL e VGBL. Para saber qual deles é o ideal para você, é preciso observar como é feita sua declaração do imposto de renda.

 

  • O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é mais indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda (IR) no modelo completo e quer contribuir com até 12% da renda bruta tributável anual. Na hora de resgatar o seu investimento, é possível sacar o dinheiro que investiu pagando a alíquota de imposto sobre o valor total resgatado ou sobre a renda recebida, mais os rendimentos.

 

  • O VGBL (Vida Garantidor de Benefício Livre) é a modalidade direcionada para investidores que declaram seu IR pelo formulário simplificado ou são isentos. Com ela não dá para abater as aplicações do IR, no entanto o pagamento é sobre o valor dos rendimentos e não sobre o total acumulado.

 

 

Como escolher qual plano é o melhor para mim?

Se você entendeu a importância de se ter uma previdência e quer saber qual modelo se encaixa ao seu perfil, entre em contato com a VSI Seguros e seja atendido por um de nossos corretores. Eles irão orientar você sobre qual a melhor opção.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também